top of page
Buscar

SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR (CVS)


No mundo atual, o computador se tornou um instrumento de trabalho e lazer presente em todas as faixas etárias e classes sociais. Temos ficado cada vez mais tempo em frente a telas de vários dispositivos tecnológicos: computadores, tablets, smartphones etc.

Com esses novos hábitos, surgiu também a chamada síndrome da visão de computador. Ela é caracterizada por cansaço visual associado ao uso prolongado do computador e similares. Entre os vários sintomas que podem acontecer, destacam-se vermelhidão e dor nos olhos, dor de cabeça, coceira, sensação de olho seco ou lacrimejamento; e ainda fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras ou da fronte e, muitas vezes, dificuldade em conseguir foco. Outros sintomas da CVS são enxaquecas, dores na coluna e contraturas musculares. Tais sintomas ocorrem mesmo em pacientes que não apresentam doenças oculares, e a maioria dos indivíduos que sofrem de CVS nem mesmo sabe que tem essa condição.

Por que a CVS acontece?

Monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos) nos quais o olho tem que manter um trabalho constante para não perder o foco, ou seja, a nitidez da imagem. Esse esforço em "focar e refocar", para manter as imagens bem definidas, resulta em tensão dos músculos dos olhos. Além disso, com o uso prolongado do computador, é diminuída a frequência do piscar, o que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e pescoço.

Quem corre risco de apresentar CVS?

Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia em um computador.

CVS pode ser prevenido?

Sim. Alguns dos sintomas da CVS acontecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador, como: falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor (tanto na distância, quanto na altura), tela suja e problemas oculares pré-existentes.

Algumas medidas preventivas para reduzir o cansaço visual no computador são:

  • Respeite as orientações padronizadas de ergonomia, ou seja, equipamentos e local de trabalho adequados anatomicamente ao trabalhador.

  • Posicione o monitor entre 50 e 60 centímetros de distância dos olhos.

  • O topo do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo.

  • Ajuste adequadamente o contraste, a resolução e o brilho da tela.

  • Evite contrastes intensos. A área atrás do computador deve ser iluminada também, pois o contraste entre a iluminação e/ou cores das peças do computador e o ambiente ao redor fazem seu olho ficar se ajustando constantemente para ver no claro e escuro.

  • Se você usa objetos junto ao computador, procure mantê-los perto da tela para minimizar os movimentos da cabeça e dos olhos.

  • Minimize os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes.

  • Descansos periódicos são importantes. O uso do computador requer longos períodos com cabeça, olhos e corpo imóveis, o que costuma ser fatigante.

  • Olhe para longe do monitor pelo menos a cada 15 minutos, para um local distante se possível, através de uma janela por exemplo. Isso ajuda a relaxar os músculos oculares que mantém o foco para perto.

  • O ser humano mantém um período de atenção entre 20 a 45 minutos. Veja qual o seu intervalo e faça pausas programadas para um descanso visual. Levante da mesa por alguns minutos.

Para continuar usando tranquilamente o seu computador, é importante procurar seu oftalmologista para avaliações periódicas. Não esqueça que os óculos prescritos para leitura não são confortáveis para uso no computador. Seu oftalmologista poderá prescrever os óculos corretos para você, caso necessário, e diagnosticar se o desconforto que você sofre com o uso do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas) ou se outras doenças estão presentes.

59 visualizações0 comentário
bottom of page